Afirma Júlio Parruque: Matutuíne deve liderar produção de arroz em Maputo
A afirmação proferida no dia 28 de Agosto corrente pelo Governador da Província de Maputo, no acto de entrega das obras do Regadio de Macassane, na Localidade de Tinonghanine.
Segundo o dirigente o Distrito deve liderar a produção de arroz na Província de Maputo, no âmbito da complementaridade económica, de modo que a parcela de País cumpra a orientação Presidencial de aumento da produção e produtividade.
As infra-estruturas custaram pouco mais de 30 milhōes de meticais, financiados pela Agência Andaluzia de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Serão beneficiários do regadio 53 produtores de arroz e hortícolas, sendo 41 mulheres e 12 homens.
Nas actuais condições de rega os produtores passarão a produzir cerca de 6 toneladas, contra 3 toneladas que eram colhidas antes da reabilitação.
Com a entrada em funcionamento do regadio, estão criadas as condições para realizar dois ciclos de produção de arroz e hortícolas diversas, por campanha.
A área irrigada disponível é de 218 hectares. Porém, neste momento estão a ser lavrados 40 hectares.
Dirigindo-se aos membros da associação, o governante apelou para a valorização do investimento realizado, seguindo as instruções dos extensionistas.
Recomendou para que os campos sejam, exclusivamente, destinados à produção de comida, garantir que as contas de consumo de energia eléctrica sejam pagas de acordo com as taxas da EDM reservadas à produção agrícola e manter-se vigilante contra roubos protagonizados pelos inimigos da nossa produção, os sabotadores.
Recomendou ainda para que a associação se estruture melhor, para beneficiar de financiamentos, no âmbito do programa SUSTENTA.
Fonte: Gabinete de imprensa do Governador de Maputo.