Chamutota inteira se sobre a ruptura das condutas
O facto decorreu no dia 11 de Fevereiro do presente ano, no Distrito de Boane, na conduta adutora de água que abastece as Cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane.
Chegada ao local, Cecília Chamutota, Vice Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, recebeu uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água ao Grande Maputo, a situação actual após o incidente que originou a ruptura das condutas, o estágio das obras em curso e as medidas alternativas para o abastecimento de água as populações de Maputo, Matola e Boane, no âmbito das medidas de restrição durante o período de decurso das obras.
A Governante foi ainda informada que se encontra na fase conclusiva a montagem do “bypass” para a conexão da conduta de ø800mm com a de ø1100mm, que irá permitir o aumento de volume de abastecimento dos actuais 20% para 40%, a partir do dia 12 de Fevereiro corrente.
À sua chegada, foi recebida pelo Director Geral do FIPAG, o Director Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento, o Director Provincial das Obras Públicas e Habitação de Maputo, o PCA da Águas de Maputo, e outros quadros do sector.
Após uma visita guiada ao local das obras, onde para além de ouvir as explicações técnicas dos trabalhos em curso e interagir com o empreiteiro encarregue das obras, terminou com uma visita a um dos pontos de distribuição de água através de camiões-cisterna em depósitos apoiados, previamente colocados para o efeito, no bairro de Chamanculo.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial das Obras Públicas e Recursos Hídricos de Maputo.