Mais salas de aulas entregues em Manhiça
O acto realizou se no dia 04 de Março corrente na Escola Primária de Xirindza, Posto Administrativo da Maluana, e foi dirigido pelo Governador da Província de Maputo.
A infra-estrutura inaugurada é constituída por duas salas de aula com o respectivo mobiliário, um gabinete pedagógico, secretaria e sala de professores.
A Escola Primária de Xirindza foi construída em 2005 e funcionava com apenas três salas de aula e passa agora a contar com cinco.
Para este ano lectivo, as cinco salas vão beneficiar os 220 alunos matriculados, sendo 106 de sexo masculino e 114 de sexo feminino.
A cerimónia decorreu na sequência da visita de trabalho que Júlio Parruque, Governador da Província de Maputo, efectuou ao Distrito da Manhiça com o objectivo de avaliar o nível de cumprimento do Plano Económico e Social.
No prosseguimento das actividades do dia, o governante orientou um comício popular onde destacou a importância da mulher na tomada de decisões e execução de planos económicos, sociais e políticos, rumo ao desenvolvimento de Moçambique.
Na ocasião, o governante disse que o dia 4 de Março de 1963, data da fundação do Destacamento Feminino, marcava uma nova era por parte da mulher moçambicana que tinha objectivos claros de lutar pela liberdade nacional.
Comentando sobre a efeméride, disse que os 53 anos que se assinalaram ontem simbolizam a coragem, determinação e a convicção da mulher quanto à defesa da pátria.
Afirmou que, como forma de enaltecer a importância da mulher, o governo de Maputo continua a apostar nela as decisões, execução e fiscalização de iniciativas aos vários níveis, rumo ao desenvolvimento do País.
Parruque explicou que o governo incentiva e promove a educação da mulher, razão pela qual foram entregues salas de aula na Escola de Xirindza, frequentada por 220 alunos, a maioria dos quais é do sexo feminino, que perfaz um total de 114, contra 106 rapazes.
Fonte: Texto, Jornal Notícias On Line do dia 04 de Março Corrente; e fotografia, Sector de Imprensa do Gabinete do Governador da Província de Maputo.