Manhiça acolheu celebrações do Dia da Diabetes e do Bebé Prematuro
Realizou se no dia 15 de Novembro do ano em curso, as cerimónias Provinciais de celebrações da Semana do Bebé Prematuro (11-17 de Novembro); Dia Mundial da Diabetes (14 de Novembro); e "Novembro Azul".
Na Província de Maputo, nos primeiros nove meses do presente ano, 2019, nasceram 428 bebés prematuros dos quais, 99 (23 porcento) morreram devido a várias complicações associadas à prematuridade.
O Dia Mundial da Diabetes assinalou-se no dia 14 do mês corrente. Relativamente a diabetes, no primeiro semestre do presente ano, foram notificados na Província 240 casos novos contra 185 em igual período do ano passado, 2018.
Este mês, também celebra-se o “Novembro Azul” que é dedicado a consciencialização sobre os cuidados a ter com o cancro da próstata.
As cerimónias foram dirigidas pela Directora Provincial de Saúde, Iolanda Santos Tchamo, e contaram com a presença da Administradora da Manhiça, Presidente da Vila Autárquica da Manhiça e distintos convidados.
As dirigentes apelaram aos presentes para realizarem exames regulares de medição da quantidade do açúcar no sangue para o controlo das diabetes.
Também aconselharam as mulheres a aproximar-se das unidades sanitárias a fim de se beneficiar de todos os serviços oferecidos de saúde sexual e reprodutiva que permitem evitar o nascimento de bebés prematuros.
Aos homens com idade igual ou superior a 40 anos, ou com histórico familiar do cancro da próstata, exortaram para a realização do respectivo rastreio da doença nas unidades sanitárias, ressaltando que o diagnóstico antecipado é crucial para a cura.
Fonte: Repartição de Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Saúde de Maputo