Manhiça com mais um Centro de Saúde
Este acto realizou se no dia 12 de Novembro do ano em curso, no Posto Administrativo de Xinavane, Distrito da Manhiça.
Trata-se dum Centro de Saúde Tipo 2, que vai oferecer serviços de consultas gerais, consultas pré-natais, pós-parto, maternidade durante 24 horas, entre outros.
Com a entrada em funcionamento deste Centro, o Distrito da Manhiça passa a contar com 21 unidades sanitárias.
A cerimónia de inauguração foi dirigida por Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo, que na ocasião disse que a construção da unidade sanitária está enquadrada no programa do Governo de aproximar os serviços de saúde à população da Província de Maputo.
O governante exortou a comunidade da localidade 25 de Setembro a valorizar o investimento realizado, cuidando das instalações que custaram pouco mais de quatro milhões de meticais do orçamento do Estado.
O Governador da Província de Maputo também inaugurou os serviços de radiologia, no Hospital Rural de Xinavane, que estiveram paralisados durante dois anos devido a avaria de equipamentos, tendo o novo sido adquirido pelo Governo.
Assim, a população de Xinavane passa a ter serviços próximo de suas residências, reduzindo, por conseguinte, o número de transferências de doentes daquela zona para o Hospital Distrital da Manhiça ou outras unidades sanitárias da província e Cidade de Maputo.
Notar que Raimundo Diomba visitou igualmente o Hospital Distrital da Manhiça, onde inteirou-se do funcionamento de algumas unidades orgânicas do mesmo, nomeadamente Banco de Sangue, Cozinha e Casa de Mãe Espera.
Fonte: Repartição de Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Saúde de Maputo