Maputo realiza simulação de rastreio do Coronavírus
O Centro de Saúde de Dlhavela, no Distrito da Matola, testemunhou no dia 18 de Fevereiro corrente uma sessão de simulação de recepção e diagnóstico do Coronavírus num paciente e imediato isolamento do mesmo.
O acto foi testemunhado pela Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Diogo, que visitou esta terça-feira o sector de saúde. A dirigente inteirou-se das condições criadas no centro de Dlhavela - de referência provincial para o Coronavírus - tendo encorajado os funcionários a observarem todas recomendações internacionais em caso de suspeita da doença diagnosticada na China e que já se alastrou por vários países.
A Direcção Provincial de Saúde está a implementar várias acções preventivas do coronavírus nas unidades sanitárias e fronteiras de Ressano Garcia, Namaacha, Goba e Ponta Douro.
Os sintomas do coronavírus são tosse, febre, dor de garganta, dificuldades em respirar, entre outros.
Para prevenção recomenda-se cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, utilizar lenço descartável para higiene nasal, entre outras.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação e Comunicação da Direção Provincial de Saúde de Maputo