Pescadores devem melhorar construção de suas habitações
O Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, instou os pescadores das comunidades pesqueiras de Mabuluku e Mhala, localidade Santa Maria, posto administrativo de Machangulo, distrito de Matutuíne, província de Maputo, a optarem pela construção de casas de alvenaria.
Bongece que no dia 25 de julho do ano em curso, visitou aquelas comunidades, explicou que não é aconselhável fazer instalação da corrente eléctrica numa casa construída com base em material precário, porque no caso de um curto-circuito a estrutura pode arder toda e provocar danos avultados.
“Com a instalação de energia e a alocação de congeladores, os pescadores organizados e filiados aos Conselhos Comunitários de Pesca passam a ter uma boa capacidade de conservação de pescado, para que vendam a preço justo e melhorem as suas condições de vida”, frisou.
O governo, segundo Bongece, no âmbito da implementação do seu plano quinquenal, instalou e inaugurou um Posto de Transformação (PT) de energia eléctrica para aquelas comunidades, tendo, igualmente, alocado quatro congeladores para a conservação de pescado.
O governante teve uma conversa aberta com os pescadores, para se inteirar das dificuldades que enfrentam e os anseios dos operadores nesta actividade do mar e águas interiores.
O distrito está a registar um desenvolvimento, em resultado da implementação do Plano Quinquenal do Governo (PQG).
Fonte: Jornal Notícias On Line do dia 26 de Julho de 2019