Prioritário massificar consultas de depressão pós-parto
Médicos e Enfermeiros dos Distritos de Boane e Matola, Província de Maputo, no dia 26 de Novembro do presente ano, debateram sobre o tema depressão pós-parto.
Os participantes concordaram com a necessidade de massificar o tema a partir das unidades sanitárias, promovendo consultas sobre o estado da mulher sempre que ela procurar pelos serviços de saúde pela primeira vez após o parto.
Igualmente, acordou-se o envolvimento activo dos técnicos de saúde mental e enfermeiras do Serviço Materno Infantil para o sucesso do programa, para além dos agentes comunitários.
Também foi vincada a importância de monitorar a integração da "depressão pós-parto" nos Serviços Primários de Saúde Materna.
A depressão pós-parto representa um risco para a mulher e criança e tem consequências negativas no crescimento e desenvolvimento da criança, aumentando a probabilidade da criança sofrer doenças como diarreia e desnutrição.
O encontro, que alinhou acções para melhorar a implementação do programa, teve o apoio do Ministério da Saúde (Departamento de Saúde Mental e Departamento de Saúde da Mulher e Criança) e do parceiro PATH.
Fonte: Repartição de Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Saúde de Maputo