Província de Maputo reforça sistema de vigilância da malária
Quadros da Direcção Provincial de Saúde de Maputo e parceiros do Programa Nacional de Controlo da Malária aprimoraram hoje, sexta-feira, na cidade da Matola, o sistema.
A iniciativa está inserida no programa de fortalecimento do sistema de vigilância da malária, o qual, aborda a necessidade de melhoria da qualidade dados, do controlo de stocks dos instrumentos de registos, bem como, da capacidade de análise e uso de dados de actividades em curso e a realizar durante o próximo ano, 2020, em três distritos, nomeadamente Magude, Boane e Matutuine.
Os participantes fizeram o alinhamento e operacionalização do plano de actividades do projecto com as actividades inscritas no Plano Económico e Social (PES), apreciaram as actividades de vigilância da malária nos distritos, incluindo as realizadas nos postos fronteiriços com a vizinha África do Sul, isso no caso do distrito de Matutuine.
Iolanda Santos, Directora Provincial de Saúde de Maputo, referiu que uma planificação correcta das acções deve ser fundamentada em dados e informações credíveis, recolhidos com rigor e mediante métodos credenciados. “É aqui onde reside ou se fundamenta a eficácia das decisões ou acções porvir. Por outro lado, é da planificação correcta que vai depender uma distribuição eficaz e eficiente do orçamento disponível para a realização de acções específicas e determinantes para o controlo da malária”, ressaltou a dirigente.
O Programa de Fortalecimento da Vigilância da Malária na Província de Maputo tem o apoio da Malaria Consortium.
Fonte: Repartição de Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Saúde de Maputo