Saúde aprimora vigilância do coronavírus nas fronteiras de Maputo
O Sector de Saúde na Província de Maputo está a afinar os mecanismos de controlo das medidas de prevenção contra coronavírus, em coordenação com a Migração e Alfândegas.
Hoje, quinta-feira, teve lugar na fronteira de Ressano Garcia, encontros de trabalho entre as direcções dos três sectores e uma sessão de simulação de procedimentos a observar para com um viajante suspeito de coronavírus. Moçambique ainda não registou caso semelhante.
Dentre as várias acções preventivas do coronavírus nas unidades sanitárias e fronteiras de Ressano Garcia, Namaacha, Goba, Ponta Douro, e Porto da Matola, constam o cumprimento do rastreio de todos viajantes provenientes de países com casos notificados da doença, multiplicação e disponibilidade de cartazes sobre a doença, palestras a funcionários da Migração, Alfândegas, Guarda Fronteira, e de diferentes instituições, disponibilidade de salas para isolamento, entre outras.
Os sintomas do coronavírus são tosse, febre, dor de garganta, dificuldades em respirar, entre outros.
Para prevenção recomenda-se cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, utilizar lenço descartável para higiene nasal, entre outras.
Notar que em todas fronteiras (Ressano Garcia, Goba, Namaacha , Ponta Douro) e Porto da Matola, está a decorrer o rastreio e nenhum caso da doença foi notificado, tendo sido reforçada a coordenação com as autoridades de Migração, Alfândegas e Guarda Fronteira para um desempenho satisfatório do programa de prevenção.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação e Comunicação da Direção Provincial de Saúde de Maputo.