Vitória Diogo quer serviços de saúde de qualidade
A Secretária de Estado na Província de Maputo, orientou, no dia 18 de Fevereiro corrente, aos funcionários da saúde da província a cumprirem com zelo e dedicação as suas obrigações para garantir um serviço de excelência no sector.
A governante sublinhou a necessidade dos quadros da Direcção Provincial de Saúde investirem seu conhecimento e também recursos financeiros na prevenção de doenças, pois, dessa forma, vão aliviar a pressão sobre as unidades sanitárias.
Depois de visitar os vários departamentos da Direcção Provincial de Saúde e interagir com funcionários, Vitória Diogo testemunhou uma sessão de simulação de rastreio de um paciente suspeito de coronavírus no centro de isolamento de Dlhavela, que é o de referência provincial.
Seguiu-se uma visita ao Hospital Provincial da Matola, onde interagiu com quadros de direcção e orientou um encontro com funcionários. No local visitou a área de urgências, bloco de operações, maternidade e pediatria.
A Secretária de Estado manifestou-se satisfeita com o empenho dos funcionários e encorajou-lhes a vencer os desafios do quotidiano, apesar das dificuldades financeiras e de recursos humanos com que o sector se debate.
Segundo destacou, é importante observar valores de sigilo profissional e integridade trabalhar para a redução ao mínimo possível do tempo de espera dos pacientes para observação.
Recomendou a Inspecção Provincial a apertar o cerco sobre os funcionários que violarem as regras e também agentes de saúde privados que praticarem ilicitudes a vários níveis.
A jornada da Secretária de Estado com o sector de saúde encerrou no Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA, onde inteirou-se dos avanços e desafios do programa provincial na área.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação e Comunicação da Direção Provincial de Saúde de Maputo