Entregue tanque carracicida em Namaacha
A infraestrutura tem a capacidade para 28.000 litros e é composta por um curral de entrada e saída, manga de descarga e tratamento, um bebedouro e uma casa para o técnico.
O Tanque Carracicida, ora inaugurado, irá beneficiar cerca de 12.576 cabeças de gado bovino do Posto Administrativo de Changalane, Distrito de Namaacha, e foi entregue a comissão de criadores que será responsável pela sua gestão.
Igualmente, foi entregue, neste espaço geográfico, 20 litros de droga para reenchimento do tanque e procedeu se com o Lançamento da Campanha de Vacinação Obrigatória de Animais através da demonstração prática do procedimento de vacinação.
A presente campanha será para controlar as seguintes doenças: Carbunculos Hemático e Sintomático, Febre aftosa, Dermatose nodular e Brucelose.
Intervindo no evento, o Chefe da comissão de Criadores, que depois de agradecer o esforço do Governo, informou que o tanque está inoperacional há mais de 30 anos e que por via disso perdeu se gado devido a doenças causadas por carraças.
Mais adiante, frisou que os criadores clamam por um sistema de canalização de água do rio Changalane para o tanque e solicitam a reposição do gado perdido através de programas de fomento pecuário.
Por outro lado, Leonor Mondlane, Directora Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, durante a sua intervenção fez menção a importância da vacinação e o impacto que as doenças podem causar na saúde animal e economia.
Por sua vez, Júlio Parruque, Governador da Província de Maputo, que dirigiu o lançamento da campanha no dia 08 de Março corrente, sublinhou o esforço que o Governo de Moçambique tem envidado para a protecção da saúde animal e apelou aos criadores para aderirem à Campanha de Vacinação.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Maputo.