Informação

Transporte ferroviário de carga: Linhas de Goba e Ressano fechadas para manutenção

Data: 15/06/2017
Transporte ferroviário de carga: Linhas de Goba e Ressano fechadas para manutenção

A CIRCULAÇÃO de comboios de carga nas linhas de Ressano Garcia e Goba está interdita desde ontem até ao próximo domingo, para dar lugar a trabalhos de manutenção daquelas vias.

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM, E.P) explica, em comunicado, que as obras programadas têm em vista reduzir o índice de ocorrência de descarrilamentos naquelas linhas, que permitem que utilizadores da África do Sul, Suazilândia e outros países da região tenham acesso ao Porto de Maputo.

Outro objectivo, segundo o comunicado, é o levantamento das restrições de velocidade, o que, além de conferir maior segurança e conforto à circulação, vai permitir a redução do tempo de trânsito.

Segundo a nota, na linha de Ressano Garcia a interdição abrange a circulação de todos comboios de mercadoria, excepto os de passageiros no troço Maputo-Matola-Gare e os matinais e vespertinos que ligam à vila fronteiriça de Ressano Garcia.

Já na linha de Goba, a interdição cobre a circulação no período das seis às 19 horas, estando, no entanto, garantido o trânsito de comboios matinais e vespertinos de passageiros.

Neste sentido, os comboios Ressano Garcia/Maputo, Matola-Gare/Maputo e Goba/Maputo, que chegam a Estação Central, na baixa, cerca das 7 horas, bem como os dos sentidos inversos, que saem a partir das 18 horas, continuarão a circular normalmente.  

O “Notícias” encetou diligências para apurar mais detalhes sobre a natureza e custo das obras programadas, não tendo sido possível obter qualquer informação na Direcção Executiva dos CFM-Sul, directamente envolvida no processo.

Na última reunião de directores dos CFM, recorde-se, a companhia anunciou que estava em processo de recuperação de parte da carga actualmente escoada por estrada, decisão que impunha a realização de intervenções nas duas linhas, de modo a conferir-lhes maior segurança.

A África do Sul realiza exportações de carvão e ferro crómio através do Porto de Maputo, com uma grande percentagem desta carga a ser transportada em camiões, através da EN4.