Vandalizadas dez tores de transporte de energia eléctrica de alta tensão
A situação resulta da vandalização por desconhecidos da linha de alta Tensão de Ressano Garcia-Infulene, no Distrito da Moamba, Província de Maputo, responsável por alimentar esta região do pais.
Com efeito, a Cidade e Província de Maputo poderão sofrer nos próximos dias restrições no fornecimento de energia Eléctrica de Rede Nacional.
Neste momento a energia eléctrica na Cidade e Província de Maputo é fornecida apenas pela Linha Maputo-Matola e Infulene, com duzentos e setenta e cinco Quilo votes, situação que deixa em alerta a EDM.
No que concerne as torres vandalizadas, três desabaram completamente depois de terem sido retiradas cantoneiras e parafusos que suportam as infra-estruturas eléctricas.
Por sua vez, o Director de Transmissão-Sul da Electricidade de Maputo, Celso Saeteque, no dia 16 de Fevereiro corrente, visitou o local das vandalizações, explicou que o facto foi descoberto no último fim de semana depois de trabalhos de manutenção.
Esta situação provocou um prejuízo estimado em cerca de Vinte e um Milhões de Meticais em dados preliminares.
Para evitar situações gritantes no fornecimento de energia eléctrica na Cidade e Província de Maputo, a electricidade de Moçambique destacou equipas de trabalhos que em vinte e um dia deverão solucionar este problema.
Entretanto parte das cantoneiras que foram retiradas das dez tores de transporte de Energia eléctrica em Ressano Garcia, foram descobertas pelos técnicos da EDM num processo de montagem de uma infra-estrutura supostamente para fins comerciais na sede do posto Administrativo.
O caso já esta nas mãos da Policia de Investigação Criminal para o seu esclarecimento e neutralização dos malfeitores.
Fonte: Emissor Provincial da Rádio Moçambique de Maputo.