Informação

Vitória Diogo enaltece importância de eliminar aglomerados

Data: 15/04/2020
Vitória Diogo enaltece importância de eliminar aglomerados

A Secretária de Estado falava durante a segunda sessão da Comissão Multissectorial do Centro Operativo de Emergência em Saúde Pública na Província de Maputo que se realizou hoje, dia 15 de Abril do ano em curso.

Vitória Diogo orientou aos gestores dos sectores da saúde, indústria e comércio, Polícia e administradores distritais a levarem a cabo acções tendentes a eliminar todas formas de aglomerados populacionais que persistem em algumas zonas da Província, contrariando as recomendações do estado de emergência em vigor.

A dirigente focalizou situações de aglomerados em alguns mercados, unidades sanitárias ou quintais nos bairros. Segundo vincou, é importante cumprir com o distanciamento recomendado e combinar essa actuação com o uso de máscaras, desinfetantes, higienização das mãos, entre outras medidas preventivas da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

A Secretária de Estado recomendou as lideranças distritais a intensificarem o controlo do comércio informal e a mobilizarem o sector agrícola a produzir alimentos recomendáveis para este período anormal que o país atravessa. Disse ser fundamental a multiplicação de acções de prevenção nas comunidades, mormente a massificação do uso das máscaras, que podem ser de uso caseiro bastando respeitar os padrões de produção indicados pelo sector da saúde, sobretudo a existência de quatro camadas de tecido na zona de protecção.

Vitória Diogo congratulou-se pela disponibilidade de produtos básicos na Província de Maputo e orientou o sector de comércio a continuar a fiscalizar e a garantir que não existam casos de especulação de preços de produtos de primeira necessidade e outros.

"Os estabelecimentos comerciais devem cumprir com os horários estabelecidos através do decreto presidencial. Devemos continuar fortes na fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para garantir a saúde e o bem-estar da nossa população. Os administradores distritais têm de ter o domínio do abastecimento de produtos localmente para que não tenhamos casos de bolsas de fome na nossa Província", ressaltou a dirigente.

Por sua vez, o Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, orientou o sector do turismo a envolver os artistas locais nas campanhas de sensibilização da população, bem como, a multiplicação de iniciativas de produção de máscaras nas comunidades.

Tal como referiu, é importante maximizar todas formas de prevenção. "No sector dos transportes de passageiros, devemos pulverizar regularmente os autocarros. Uma vez não basta, esta actividade deve ser contínua", referiu.

 

Fonte: Repartição de Tecnologia de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial de Saúde de Maputo.