Caracterização do Distrito
Localizacao do Distrito
O Distrito da Manhiça localiza-se na Região norte da Província do Maputo a 78 Km da Cidade de Maputo, a latitude de 25 24’ sul e longitude 32 48’
Limita-se a Norte com o distrito de Bilene (Província de Gaza), a Sul com o Distrito de Marracuene, a Este com o Oceano Índico e a Oeste com os Distritos de Moamba e Magude, com uma população de cerca de 208466 habitantes conforme o censo de 2017.
Superfície
A área total do distrito da Manhiça é de cerca de 2.689 Km2 a uma altitude média de 50 metros acima do nível médio das águas do mar.
Divisão Administrativa
O distrito de Manhiça é constituído por cinco Postos Administrativos, nomeadamente Maluana, Calanga, 3 de Fevereiro, Xinavane e Ilha Josina Machel e 13 localidades. Tem ainda uma autarquia de nível de vila com duas Localidades municipais.
O distrito da Manhiça é atravessado pela EN1, uma linha férrea que liga a cidade de Maputo ao Zimbabwe e, possui um grande potencial industrial e comercial. Esse potencial do Distrito permitiu que a sua sede distrital fosse elevada a uma autarquia na primeira autarcização em 1998.
Clima
O Distrito de Manhiça possui um clima tropical húmido no litoral e tropical seco à medida que se penetra para o interior.
Predominam 2 estações, sendo a Quente e de pluviosidade elevada (nos meses de Outubro a Abril) e a Fresca e seca (nos meses de Abril a Setembro).
Hidrografia
Os cursos de água do Distrito da Manhiça pertencem a 2 bacias hidrográficas nomeadamente a do Rio Incomáti e a do Incoluane. Destes rios, o mais importante é o Incomáti que nasce na África do Sul. Este rio é a fonte de água para a maior parte do distrito da Manhiça.
Além deste curso de água há várias lagoas (Lagoa Chuáli, Xapsana, Cotiça, Tsatsimba, Phati e Chichongue) de regime permanente e periódico ao longo da faixa costeira, salienta-se a grande importância que estes detêm na produção de peixe, além de que as suas margens são ricas para prática de agricultura e do turismo.
Os recursos naturais do distrito da Manhiça são constituídos pela terra e floresta, águas subterrâneas, minas de diatomites bem como areias siliciosas.
O distrito compreende as seguintes formações geológicas:
Areias - que são aproveitadas nas construções e fabrico de blocos de cimento;
Dunas e praias - lugares turísticos, mas ainda não aproveitadas devido às más condições das vias de acesso que vão até onde se encontram. Predominam formações sedimentares do Secundário, Terciário e Quaternário.