Escola Primária de T.3 recebe carteiras
No dia 19 de Julho do ano em curso, a Escola Primária Unidade T.3, recebeu 720 carteiras das 870 oferecidas pela Empresa Mozal no âmbito da responsabilidade social e resposta ao projecto “minha sala de aula, meu futuro” do Governo do Distrito da Matola.
Segundo Daúdo Ussualo, Director Distrital da Educação, com esta oferta 2610 alunos vão deixar de sentar no chão, agradeceu e exortou a Mozal para continuar a apoiar o Distrito da Matola. Disse que as restantes carteiras serão entregues a Escola Primária de Paulane.
Por sua vez, no seu discurso de ocasião, o Governador da Província de Maputo, afirmou que o passo dado reduziu grandemente a falta deste elemento escolar. Espera que, com esta colaboração junto com os parceiros este problema terá o seu fim. Saudou a Empresa Mozal por ter feito tudo para trazer alegria para as crianças e disse que esta Empresa apoia o aluno para aprender a saber fazer de modo a sair da escola a saber auto empregar se. Constitui preocupação do Governo proporcionar melhores condições de estudar aos alunos, ter uma sala de aulas e carteiras, ter um professor de qualidade de modo que nas mãos do professor saia um quadro que se precisa. Disse que cabe a todos a valorizar este esforço de todos nós, Pais e Encarregados de Educação que lutam todos dias para o aluno conseguir aproveitar as condições que o estado cria de modo a formar o aluno num futuro breve. Afirmou que, se as carteiras forem conservadas podem levar anos e anos, cabe a responsabilidade aos professores nas salas de aulas de ensinar aos alunos como usar correctamente este elemento escolar e controlar na saída se não há nenhuma carteira com racha ou escrita para poder identificar quem estava em cada carteira. Por seu turno, afirmou que o conselho de escola deve estabelecer regras há tempo e não depois de cometer o erro para que os pais e encarregados tenham conhecimento de forma a serem responsabilizados a tempo caso uma carteira seja partida. Chamou atenção as outras empresas a tornarem se presentes como a Mozal na área social de modo a darem proveito nas escolas. Apelou aos pais e encarregados a não só assumirem a responsabilidade na escola quando os filhos estão, assim como, depois dos mesmos graduarem; porque amanhã os netos vão beneficiar se da mesma escola.
A Cerimónia de entrega foi dirigida pelo Governador da Província de Maputo e contou com a presença de Membros do Governo Provincial e Distrital, Administradora do Distrito da Matola, Representante do Conselho Municipal da Matola, Representante da Empresa Mozal, Pais e Encarregados de Educação.