Vitória Diogo destaca qualidade do Centro de Saúde Provincial
A Secretária de Estado na Província de Maputo enalteceu a qualidade das instalações do centro de saúde de referência provincial para a pandemia da Covid-19, localizado na Cidade da Matola.
Trata-se do Centro de Saúde da Matola I, que funcionava como maternidade. A infra-estrutura foi requalificada para o funcionamento efectivo do Centro de Isolamento para pacientes da Covid-19 e foi entregue no dia 17 de Abril corrente.
Durante a cerimónia de entrega da infra-estrutura - reabilitada com o apoio da Mozal - foram doadas duas máquinas de lavar, pelo Parque Industrial de Beluluane, e material de protecção, higienização e termómetros de medição de temperatura, pela seguradora Emose.
Vitória Diogo disse que a requalificação daquela infra-estrutura e o material disponibilizado vão concorrer para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde.
Lembrou que estamos perante uma doença de fácil contágio, e por isso também de rápida propagação.
"Na nossa Província de Maputo, reactivamos no passado mês de Março, o Comité Multissectorial Operativo de Emergência de Saúde Pública, que tem como responsabilidade aprovar, realizar e monitorar acções de controlo da pandemia do coronavírus. Este órgão tem monitorado a fiscalização rigorosa do horário da actividade comercial durante o estado de emergência; a produção e distribuição e uso massivo de máscaras e outro tipo de material de protecção individual tanto para o pessoal da Saúde e também para a população; a higienização e desinfecção individual nas instituições e residências; a pulverização de meios de transporte de passageiros; a disponibilidade de salas de isolamento para pacientes da Covid 19 em todos distritos, bem como, o aumento da capacidade de transporte de doentes.
A governante exortou os pais para manterem as crianças em casa, pois estas não estão de férias. "Devem monitorá-las, e assegurar que estudem em casa, conforme as autoridades de educação vão orientando. Devemos evitar estar em aglomerados, praticar o distanciamento social e a etiqueta da tosse. Cumpramos com rigor as medidas do estado de emergência. Colaboremos com as autoridades sanitárias e da lei e ordem".
A unidade de referência provincial dispõe de dezasseis camas em ambiente apropriado e com sanitários e balneários adequados para a descontaminação, incluindo para o pessoal médico em caso de necessidade.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direcção Provincial da Saúde de Maputo.